Friday, 6 August 2010

Finalmente chegou o dia da largada

Pior empresa de ônibus que já conheci. Péssimo serviço, total falta de conforto a bordo, paradas em locais fracos e sem recursos, funcionários mal educados, preço não compatível com o que se espera de um transporte rodoviário. Serve somente para dar saudades dos ônibus da Itapemirim. Caso tenha outra opção de viagem, não hesite, vá de outro meio de transporte.
Terminei a fase preparatória e a aventura começou com a viagem para o ponto de partida da pedalada. Foram 57 horas de viagem de ônibus de Toronto até Banff, pela a pior empresa de transporte urbano que já experimentei, a Greyhound.
O processo de chegar ao ponto inicial por via terrestre serviu para três coisas:
1) Conhecer um pouco melhor o trajeto físico (relevo, pontos de apoio, vegetação, etc);
2) Meditar sobre as etapas que serão necessárias e concentrar para enfrentar o percurso.
3) Economizar, passagem de ônibus é bem mais barata do que de trem e de avião. Quem me conhece melhor deve estar pensando que a ordem dos fatores está invertida. Não sei o motivo, mas algumas pessoas me acham muito econômico nas minhas decisões de consumo.

Os pontos mais marcantes da viagem de ônibus foram:
1) conseguir chegar com as caixas até a rodoviária usando o metrô. Felizmente, um amigo, o Flávio, me ajudou a carregar a bicicleta;
2) o atendimento dos funcionários da empresa de transporte foi o tempo todo um caos. Parecia até filme de treinamento caricaturando como não se deve tratar os clientes. Nunca vi algo tão medonho com relação às práticas comerciais;
3) o risco de não viajar. Após tentar embarcar minha bicicleta no ônibus, um dos funcionários responsáveis pela coordenação do embarque dos passageiros me informou que eu não viajaria pois não tinha pago uma taxa de carga extra e a embalagem não estava dentro do padrão exigido pela empresa. Fui obrigado a usar o famoso jeitinho brasileiro;
4) o conforto dos ônibus da Greyhound é inexistente. O espaço para as pernas é de um palmo e quatro dedos, bancos que reclinam menos de 10 graus, muita gente estranha a bordo, paradas sem infraestrutura, paradas constantes ao longo de toda viagem e atrasos infindáveis.

Bem, agora terei que terminar por aqui. Infelizmente, o cabo que veio para transferir as imagens não é compativo com minha câmera, assim levarei mais um tempinho para carregar as fotos tiradas nessa primeira fase.